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App Giulia supera marca de 75 mil traduções em libras no Dia Nacional dos Surdos

26/09/2017 - [17h:27m] - Cidadania      Diminuir Aumentar

Na semana em que é celebrado o Dia Nacional do Surdo, 26 de setembro, o app Giulia, voltado para o público com deficiência auditiva, bate a marca de 75
mil traduções em apenas três meses do lançamento da parceria da TIM com a startup Map Innovation, contabilizando mais de três mil downloads só no primeiro
mês após o anúncio . O projeto é apoiado nacionalmente pela operadora e foi desenvolvido para facilitar a comunicação entre surdos e pessoas que não sabem
a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS). De acordo com o último censo do IBGE (2010), o Brasil possui 9,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva.

O app “Giulia – Mão que falam”, disponível gratuitamente para download na Google Play, é baseado em um sistema de inteligência artificial. Por meio dele,
os sinais de Libras são captados e transmitidos pela tela do celular em formato de voz e sinais realizados por um avatar, facilitando a comunicação dos
surdos com as demais pessoas. A ferramenta conta ainda com diversas outras funções, como despertador, babá eletrônica, conferência, emergência, entre outras.

O nome Giulia é uma homenagem a uma jovem que teve as atividades cerebrais prejudicadas em virtude de uma bactéria adquirida ainda na maternidade e que
faleceu em 2015, aos 15 anos. O aplicativo foi desenvolvido e testado em Manaus e, com o apoio da TIM, está disponível para todo o Brasil desde junho deste
ano.

O apoio ao Giulia faz parte de uma série de esforços da TIM com o objetivo de promover a inclusão via tecnologia. Além do usuário surdo, a iniciativa também
beneficiará as empresas, pois ajudará as áreas de recursos humanos na contratação e comunicação diária com pessoas com deficiências. Os clientes corporativos
da TIM terão também a tecnologia a seu favor, colaborando para um ambiente de trabalho mais inclusivo, condizente com a legislação, e com mais oportunidades
de desenvolvimento para os profissionais com deficiência auditiva. Com o uso da tecnologia, a comunicação entre as companhias e colaboradores, surdos e
ouvintes, será melhor e mais desenvolvida.

Outra facilidade para os deficientes auditivos é o Código de Defesa do Consumidor (CDC) em Libras, disponível no
site  oficial da empresa. Além do material em vídeo em libras, o CDC dispõe de recursos como ampliação e redução de fontes e inversão de contraste de fundos de tela.  
 

Fonte: Assessoria

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